Kah que vos fala

Aqui, não meço minhas palavras na hora de ensinar.
Esse é o MEU blog onde dou MINHA opinião. Se você quer dar a sua, crie o seu! D:
Recent Tweets @kahbak
Amo

1- Criação do Nome

2- Identidade Visual

3- Definindo Prioridades

4- Postando

5- Parcerias

Esse é um assunto delicadíssimo. Hoje em dia, a maioria das pessoas cria um blog por que quer ganhar coisas dos outros. Pêêê! Já começo errado.

Para você criar um blog de sucesso ele precisa surgir como um hobbie, como uma coisa que você gosta de fazer. Tá certo que eu criei o E aí, Beleza? com a ideia contrária, eu queria continuar com a minha profissão: blogueira. Mas daí eu já tinha 3 anos de experiência em outro blog, já era conhecida no youtube e na internet, já sabia de algumas coisas.

O erro de começar o blog assim é que você não faz o caminho normal que deveria fazer e por “pular etapas” você não aprende direito. Daí lá na frente acaba errando em bobeiras que você teria aprendido se não tivesse pulado etapas. Mas isso é conversa pra outro post.

O assunto aqui é sobre parcerias. Eu sei que todo mundo fica MUITO ansioso pra conseguir parcerias, e as parcerias ajudam o blog a crescer com sorteios e promoções. Mais para frente eu vou falar sobre isso, como usar sorteios e promoções pro seu benefício e como usar os números que os sorteios e promos te dão.

Vamos lá:

Quando pedir?

Assim que criei o E aí, Beleza  eu já tinha muitos contatos, emails de empresa, já era conhecida por muitas também, mas decidi que só ia pedir parceria quando tivesse pelo menos 1 mês de blog e X acessos, X inscritos… Eu gerei metas.

Se eu tivesse inaugurado o blog e no primeiro dia ter enviado email para todos os meus contatos eles iam entrar no blog e pensar: nossa criou o blog hoje, não tem acesso, conteúdo, publico, não tem nada e já quer parceria, sai fora!

E o problema de você divulgar um projeto que não está muito bem é que você queima seu nome com as empresas. E depois mais para frente quando seu projeto estiver legal e você enviar novamente um email, eles podem negar sem nem olhar o blog e pensarem: Ah esse aí eu já conheço.

O que eu sugiro é que você coloque uma meta e trabalhe bastante para atingi-la, depois de atingir, procure parcerias.

Para colocar uma meta justa para você, se coloque no lugar do dono de uma loja famosa e pense: Se eu quisesse anunciar na internet, eu anunciaria nesse blog? Ou preferiria enviar produtos para outro blog? O que falta nesse blog para que eu anuncie aqui?
Faça uma análise sincera. Há muitos tipos de lojas e parcerias, e eu recomendo que você analise cada loja/empresa individualmente antes de pedir.

E gente, sejam sinceros na hora da análise. Por que você realmente acha que alguém vai anunciar num blog com meia dúzia de posts, onde metade são fotos de outros blogs que você copiou e colou? Sendo que ela pode enviar o mesmo produto para outro blog MUITO maior e ter muito mais resultado?

A minha meta inicial para pedir parceria era ter mais de 2 mil VISITAS(e não visualizações de página) por dia e ter 3 mil inscritos no google friend conect(isso é outra questão que vamos falar mais a frente, não serve pra nada, mas é um número… enfim jájá eu explico os conceitos). Assim que atingi a meta, comecei a enviar emails.

Pedir ou não pedir?

Algumas pessoas acham feio enviar e-mail pedindo parceria. Vou falar logo e podem me chamar de bagaceira ou qualquer coisa do tipo: EU ENVIO EMAIL PEDINDO SIM! (ISSAE as hatter já podem me zoar de pedinte agora! Pelo menos eu admito, pior é quem faz e jura de pé junto que nunca fez. e TODO MUNDO já fez isso um dia. Mas continue lendo o post e aprenda a ser pedinte.)
Vamos partir do ponto que seu blog é novo e a empresa não conhece ainda. Você vai sentar e esperar que um dia, ele acesse seu blog por um milagre, goste e resolva te patrocinar? Huuuuuuummm… Sentá lá Claudia.

Quando você envia o email você cria uma oportunidade de a empresa/loja conhecer o seu blog e gostar ou não.

Principalmente no começo, a arte de ser pedinte é uma arte necessária. Depois que o blog vai crescendo, você vai deixando de ser pedinte, e as empresas começam a te procurar. Mas até o blog crescer, nuss, tem muita estrada pela frente.

Pode até ser que os blogs muito grandes não enviem emails pedindo, mas tenho certeza que eles tem uma agência por trás que envia emails com propostas para outras empresas. E se não tem uma agência direta, eles tem uma agência ou pessoa que manda publis e faz relacionamento com outras marcas.

Quando você tem um blog grande, muitas empresas vem até você. Mas isso não quer dizer que o blogueiro não se relacione por email com outras empresas que achou legal.

Eu acho que enviar UM email é válido, mas não envie 2389478178923 emails implorando parceria para as mesmas lojas toda semana. Isso é feio. 

Onde conseguir endereços de email de lojas/empresas?

Não peça para os outros a não ser que você tenha intimidade. Não adianta enviar um email para alguém que você NUNCA conversou ou só disse OI pedindo contatos por que isso além de ser feio não tem lógica.

O melhor jeito de você conseguir contatos é ir no site da empresa/marca e enviar um email no formulário de contato. Ele vai ser redirecionado para o setor responsável, e se houver interesse da marca/loja vai ser respondido. PRONTO.

Como pedir?

Escreva um email sincero, bem redigido, profissional. Não saia pedindo: Oi me manda essa paleta para eu mostrar no blog?
Por que aí fica muito pedynte, principalmente para o primeiro contato.

Apresentação: Se apresente, Olá, eu me chamo Fulana, tenho um blog de beleza/maquiagem/qqer coisa NOME DO BLOG criado em X.
Escreva outros dados importantes, mas mantenha a apresentação breve. As lojas/empresas devem receber um monte desses emails por dia, então não escreva uma bíblia. 

Forneça os dados do seu blog: O blog, atualmente conta com X visitas por dia, X pageviews por dia, X visitantes totais desde a criação, X inscritos no youtube, X fãs na comunidade do Facebook, X seguidores no twitter, X inscritos no google friend conect….
Forneça os dados que o parceiro possa pedir, NÃO MINTA, e forneça o link ou nome das contas para que eles possam verificar. Os dados que coloquei aqui são só exemplos, selecione uns 4 ou 5 principais e fale os dados. Não precisa dizer mais do que o necessário.

Fale o seu objetivo: Qual o objetivo do seu email? Ser adicionado no mailing? Construir relação com a marca? Defina isso e escreva brevemente. Pode usar frases como:
Estou interessado em realizar uma parceria com a loja. Gostaria de realizar um sorteio ou promoção com a loja. Gostaria de receber novidades e atualizações do site para que possa divulgar para meus leitores. Gostaria de ser incluído no mailing para que possa receber os releases da marca.

Esse tipo de coisa. Uma dica é sempre se mostrar aberto a sugestões e dar a entender que está disposto a divulgar a marca sem receber nada em troca. Assim a pessoa já vai com a sua cara, e a possibilidade dela retornar é maior.

Convide para conhecer seu site e se gostarem retornarem. Mas pense que o seu site tem que estar em forma, bem cuidado, com layout bonitinho, com posts bem feitos na capa, ou seja - Apresentável.

Faça elogios sinceros à Loja/Empresa: Nem sempre eu mando elogios, muita gente acha isso feio meio que puxar o saco sabe? Você não precisa escrever uma carta de fã e beijar com batom vermelho, mas pode fazer um elogio singelo e sincero.
"Acho o layout da loja muito funcional e clean." 
"A qualidade dos batons da marca é incrível, é um de meus preferidos" 

Mas não se aprofunde muito e JAMAIS puxe o saco da empresa/loja. Não tem nada de errado fazer um elogio SINCERO, todo mundo gosta de receber elogios sinceros. Mas não deixe passar disso.

Se tiver mídia kit, não esqueça de incluir junto!

E o banner da empresa?

Tem gente que acha que só por que é parceiro do blog você é obrigado a dar um banner para eles. Se você não quer, não precisa não. Afinal banner são espaços PAGOS, são anúncios que você vende em seu blog. Um esmalte por mês não paga banner. Então se você não quiser dar banner para a empresa, achar que não vale a pena, diga não.

Quando você assume a postura: “Banner aqui, só pago" acaba estimulando a empresa pedinte de banner a pagar pelo mesmo. Quando você dá banner pra todo mundo, ninguém vai querer comprar afinal você faz de graça, para que vou pagar por isso?

Eu sempre penso no meu blog como uma revista online. A revista que você compra na banca vende páginas para empresas anunciarem. Ou vocês acham que elas colocam o anúncio ali só para parecerem chics? Mesma coisa com o blog.

Eu prefiro não ter anúncio do que ter um monte e não estar ganhando nada com isso. Se for assim, coloco um adsense lá e ganho $ por click! Pronto.

E se você tem dúvidas quanto ao adsense dê uma olhada nesse post e nesse aqui também. Depois faça pesquisas no google e no youtube que tem MUITOS guias úteis sobre isso. Eles ensinam TUDO.

Quando é que vira parceria?

A maioria das pessoas tem uma definição errada de parceria.

Aqui tem um post falando um pouco sobre isso.

Mas eu realmente acho que existem casos em que você cria um vínculo com a loja e considera sua parceira, pois há um contrato(não necessariamente escrito) com termos, e os dois lados(blog e loja) sabem o que cada um espera, e procura fazer aquilo.Quando ambos os lados se ajudam, quando é benéfico para os 2 lados igualmente.

Mas não é por que você considera a loja parceira que tem que sair falando para todo mundo “Nova Parceira do Blog”! Ou que tem que colocar banner da empresa, ou que tem que falar muito bem de todos os produtos que ela te manda.

Algumas pessoas consideram parceria a partir do minuto que enviou um produto. Mas daí a empresa/loja some, nunca mais envia nada, e você tá lá, com banner, dizendo que é parceira, etc etc. Isso acontece MUITO frequentemente.

Por isso gosto de construir uma história com a marca antes de dizer que ela é parceira. E isso é muito relativo também, cada um faz de um jeito, e amyga, faça como achar melhor! :D

Tipos de “parceria”

A “parceria” pode ser de Sorteios e Promoções ou então uma Resenha/Review/Análise de um Produto enviado pela loja, pode ser um post de apresentação da loja, tem muitos tipos. O importante é que você não se venda.

Todo mundo se “vende” do início, vamos admitir. E eu sempre ficava com a consciência pesada quando não gostava de um produto e queria falar mal. No final acabava não falando nem mal nem bem. Mas daí me sentia mal por não compartilhar minha opinião sincera com os leitores.

Demora um tempo até você entender que a empresa não está te fazendo um favor enviando o produto e que você está divulgando a loja/empresa para eles.

Quando aceito resenhar um produto para loja, eu não cobro, mas isso é meu estilo de trabalho. Mas também o envio de produtos não é garantia de post MUITO MENOS de opinião positiva. Eu só posto se gostar e achar que o produto é relevante para meus leitores.

Muita gente me criticou por que falei mal de um KIT de 510 dolares que recebi para resenhar. Essa foi uma das resenhas mais difíceis que já fiz. O kit é lindo? É! O kit é maravilhoso? É! A qualidade é alta? É! Vale o preço? Não. Simplesmente por que você pode comprar o mesmo kit por metade do preço só que sem o cabo de ouro.
Eu podia ter feito um vídeo falando que o produto era maravilhoso, qualidade alta, blablabla e ter ganho 51 dólares de comissão por pessoa que acreditasse em mim e comprasse. Seria ótimo, ia faturar a maior grana.
Mas seria justo? 

Eu acho que a parceria de resenha é a melhor de todas. Você ganha o produto, gera conteúdo para o seu blog(opinião sincera ou tutorial) e suas leitoras ficam felizes e algumas gostam do produto e compram. Pronto todo mundo ganha.

Sorteio também é bem legal por que você gera acessos e mais números. Mas se você for fazer sorteio limite-se a uma, no máximo duas regras. Se não o sorteio fica chato de participar e ninguém participa. E ainda falam mal por trás.
Uma dica é dar chance extra. Se você seguir o twitter, ganha 2 participações, sabe? Assim quem não quer te seguir pelo inferno, só participa uma vez, e quem te segue até no inferno, participa 82378932 vezes.

A próxima parte, vou falar sobre como realizar promoções e vamos nos aprofundar mais nesse tópico! Até lá! 

  1. viesfeminino reblogged this from kahbak
  2. kahbak posted this