Kah que vos fala

Aqui, não meço minhas palavras na hora de ensinar.
Esse é o MEU blog onde dou MINHA opinião. Se você quer dar a sua, crie o seu! D:
Recent Tweets @kahbak
Amo

1- Criação do Nome

2- Identidade Visual

3- Definindo Prioridades

4- Postando

A maioria das pessoas acha que fazer um blog e ganhar dinheiro com isso é facim facim. É fácil sim! Só que não.

Escrever para um blog requer muita atenção e disciplina. O primeiro dos problemas que aparece é a gramática. É muito fácil errar. Principalmente por que as teclas são bem do ladinho uma das outras e as vezes a gente esbarra e nem se dá conta. Leva muito tempo até você pegar a prática de digitar rapidinho sem sair esvritp tuso errsdo. Leva tempo também até você prestar atenção nos seus erros gramaticais mais frequentes e corrigi-los. No começo falta acento no é, falta ~ no nao, falta tudo amygo! O truque que me ajudou muito foi começar a digitar tudo no WORD com a correção gramatical ativada. Daí sempre que eu escrevia uma pérola ele sublinhava de vermelho. Então eu achava o erro mais fácil e consertava. Com o tempo você vai aprendendo onde são os seus erros mais frequentes e prestando mais atenção na hora de digitar.
Eu tive MUITA dificuldade nisso. No começo, cada post meu era uma pérola diferente. As leitoras coitadas, muito amorosas sempre me avisavam e eu consertava. Mas é chato!
Até hoje eu erro, e faz apenas alguns meses que aprendi que acessoria é na verdade assessoria. E com essas novas regras da gramática, eu ainda coloco acento onde não existe, ixi só o word para me salvar mesmo!
E não se esqueça de revisar SEMPRE seus posts. Eu gosto de diminuir a letra e ler bem pequenininho por que daí o cérebro presta mais atenção e você consegue achar erros por que tem que praticamente decifrar aquela letra miudinha. 
Quando eu digito direto no wordpress, ele não corrige todos os erros. E as vezes surge a dúvida: é corrige ou corrije? Então eu jogo no google as duas palavras. Quando você escreve errado ele avisa “você quis dizer”. E quando as duas palavras estão corretas mas tem significados diferentes, ele te dá o link da definição da palavra, e assim você descobre. 

Outro erro frequente é a falta de concordância verbal. Mas daí eu já acho que é mais falta de cultura do que falta de atenção mesmo. Errar letrinhas, esquecer acentos é normal, mas escrever “chapeis que anda fazendo a cabeça das americana" é sacanagem né. Você lê aquilo e pensa: Esseaí matou todas as aulas de português desde a alfabetização.
Esse é o tipo de coisa que me faz colocar um blog na lista negra. NUNCA MAIS ENTRO. Por que vejo que a pessoa não teve consideração nenhuma com os leitores. Não revisou, aliás nem usou nenhum tipo de corretor ortográfico.
O que eu faço para verificar essa concordância das minhas frases é: depois de passar pelo corretor ortográfico e reler tudo procurando por erros, letras trocadas e faltas de acentos eu leio em voz alta, como se estivesse contando para uma amiga. Fez sentido? Por que os chapeu não fazer sentido amyga!

Claro que errar as vezes acontece, eu mesma já errei concordância verbal e depois vi que estava errado e consertei. Acontece mesmo. O que é feio é todo dia você abrir o blog e todo dia você encontrar os mesmos erros em todos os posts.
Acontece principalmente comigo quando são 3 horas da manhã eu PRECISO ir dormir mas quero deixar um post para quem lê o blog de manhã ter algo para ler. 

Antes de criticar um blog e dizer que a gatãn escreve tudo errado, verifique se ela mora mesmo no Brasil, por que os blogs de Portugal estão por todos os lados, e como vocês sabem eles escrevem igual só que diferente. As vezes me pego lendo um blog e leio uma palavra e penso: não acredito que ela escreveu isso, que nada a ver! E daí vejo que o blog está em português de PORTUGAL!

Não use linguagem de internet. Essas abreviações a gente usa no twitter, em mensagens e em brincadeiras, agora em post não né. Primeiro que não é confortável de ler. Tem algumas abreviações que você passa horas tentando decifrar. Quer ver como é chato?
Pra mim essas ppl q abreviam saum td preguiçosa. Pq tem preguica d digit 1 letra a +. E pior tem gnt ki prefere escrever fika do ki fica sendo q da o MSM trabalho por 1 C ou 1 K.

Sério, é irritante. Mas não confunda essas abreviações de ORKUT e MSN com expressões legais tipo Aloka, Amyga, Phyna, e cia. Essas expressões são legais e divertidas, essas, pody usar.

Agora vamos falar de outras coisas. Agora que você já foi alfabetizada na linguagem blogueira amyga, vamos falar dos tipos de post.

E GENTE POSTE É DIFERENTE DE POST! Post é o que fica no blog, poste é o que fica na rua com fios em cima.

As vezes vejo que os blogueiros iniciantes ficam meio perdidos e não sabem bem sobre o que falar.
Eu sugiro que vocês sempre prestem atenção no que os leitores estão pedindo. Geralmente os posts que eles sugerem são os que tem mais visualização. Afinal você escreve para eles! Então se você já tem pedidos de posts, atenda!

Posts que fazem muito sucesso são os clássicos, que todo mundo tem dúvida. Por exemplo: como esfumar o côncavo? As pessoas amam posts básicos, e como MUITA gente pesquisa isso no google, você tem mais chances de ser achada assim e fazer novos leitores. Mas não se restrinja apenas a posts básicos. O ideal é que você intercale com posts diferentes para não ficar chato para quem já tem noções de beleza.

NUNCA, NUNCA NUNCA copie posts ou assuntos. As vezes ocorre da gente postar sobre um assunto e mais tarde ver em outro blog. Ou ao contrário, eu estou com um post pronto e a fulana posta antes de mim. Isso não quer dizer que ela me copiou ou eu copiei ela. Mesmo por que pra copiar um post que não foi ao ar ainda só tendo te hackeado ou sendo vidente.

Geralmente quando duas pessoas postam um artigo sem terem lido o do outro, mesmo sendo sobre o mesmo assunto, são bem diferentes pois cada um deu seu ponto de vista, sua opinião sobre aquilo. Terrível é quando você posta sobre bolinhos canadenses com recheio essa semana, e na próxima semana tem um post no blog da fulana sobre o mesmo assunto com o ponto de vista parecidíssimo. Parece até que ela leu o seu post e copiou.

Isso não me afeta, afeta a fulana. Por que os leitores dela provavelmente já leram aquilo em outro lugar e não vão se interessar pelo post. E se você acha que você tem leitores exclusivos amyga, pense outra vez. São raríssimas as pessoas que leem só um blog de beleza. Eu vejo isso por que sempre vejo que as meninas que comentam no meu blog comentam em diversos outros também.

Procure sempre ter conteúdo exclusivo e original. É esse tipo de post que vai fazer os leitores se apaixonarem pelo seu blog e virarem leitores fiéis. Procure fazer o que ninguém mais fez. Mostrar o produto de um jeito diferente. Falar sobre novidades e assuntos que ninguém abordou ainda.

Se você copiar uma ideia de um blog, dê os créditos. Quando eu fiz o infográfico da sigma, eu logo falei que fiz por que vi o do coisas de diva fez sobre perfumes e achei o máximo. Eu podia ter ficado quieta e fingido que a ideia foi minha. Mas isso não ia fazer as leitoras gostarem menos ou mais de mim, e sinceramente o crédito foi do Coisas de Diva mesmo, eu me inspirei lá e dizer isso não me prejudica de forma alguma. Muito pelo contrário, os leitores ficam até mais confiantes no blog por que veem que você não esconde suas fontes e não tem medo de dizer de onde tirou a ideia.

Uma coisa que eu não entendo é uma birra que blog pequeno tem de linkar os outros. Até parece que se o leitor clicar no link de um blog grande ele vai deixar de te visitar. As vezes eu visito um blog que linka os blogs A B e C. Mas quando vai mencionar o blog D só escreve: vi num blog por aí… Poxa que injusto!

Linkar blogs é uma via de duas mãos. Você que tem um blog pequeno pode linkar um blog grande. As vezes suas leitoras vão clicar no link e entrar no blog. Daí a blogueira grande, que sempre rastreia os acessos e está ligada no analytics, vai entrar para ver de onde vieram os acessos do dia e vai ver o seu blog. Quem sabe você não é beneficiada com isso? Eu já arrumei DIVERSAS parcerias assim. Fiz um post de uma loja que gostei e a loja entrou em contato por causa dos acessos.
Mantenham em mente que primeiro você tem que dar para depois receber! 

Vou dar uma dica para quem nunca sabe sobre o que postar: Sempre que você entrar num blog e ver um post interessante, anote a ideia num caderninho. Três meses depois quando faltar inspiração, você vai ver aquela ideia e talvez tenha uma inspiração para escrever um post com o seu ponto de vista.
Eu mantenho um caderno com diversos artigos para eu fazer. Pedidos de leitoras, posts legais que vi em outros blogs, e sempre anoto mais e mais. Quando estou sem inspiração, abro o caderno e de repente começo a digitar 10 posts! 

Próxima parte, em breve!

  1. kahbak posted this