Kah que vos fala

Aqui, não meço minhas palavras na hora de ensinar.
Esse é o MEU blog onde dou MINHA opinião. Se você quer dar a sua, crie o seu! D:
Recent Tweets @kahbak
Amo

1- Criação do Nome

2- Identidade Visual

3- Definindo Prioridades
Eu já falei um pouco sobre esse assunto aqui. Agora que você já tem seu blog pronto, você precisa definir prioridades e objetivos.

A pergunta principal é: O que você espera do blog? Vai ser um hobbie? Você pretende ganhar $ com isso? Acha legal aceitar parcerias? 

Acho que o mais importante nesse estágio é você PARAR e PENSAR no que você quer da sua vida. Você não precisa traçar toda a trajetória do blog agora. Não quer dizer que por ele ser um hobbie agora você não vai poder ganhar dinheiro com ele mais tarde. Mas você precisa saber o que você quer com ele pelos próximos 2 meses pelo menos, pois aí você pode traçar objetivos e um plano de ação.

Sinceramente, esse guia é mais voltado para quem pretende comercializar o blog, com parcerias, anúncios, etc. Acho que quando é só um hobbie você não precisa de metas, pois sinceramente o objetivo de ter um hobbie é se divertir, distrair a mente, e não se preocupar em atingir objetivos. Objetivos são para quem quer $.

Quando eu começei o “E ai, Beleza?” minhas METAS foram mais ou menos assim:

Objetivos Gerais

  • Produzir mais conteúdo exclusivo, todos os dias, pelo menos 1 post por dia e as vezes 2 ou 3.
  • Responder TODOS os comentários, mensagens e emails.
  • Divulgar TODOS os posts nas redes sociais em horários diversos do dia. (cuidado para não exagerar)
  • Realizar sorteios sempre que possível mesmo que para isso eu tenha que pagar pelos prêmios(que no começo foi o que aconteceu).
  • Sempre monitorar o crescimento de acessos do blog. O analytics te diz quantos % o blog está crescendo. Menos de 10% é inaceitável. Aliás desde o começo minha taxa de crescimento sempre foi acima de 35%. Nunca deixei cair. Para isso é importante divulgar, fazer promoções, melhorar constantemente.

1ª Semana:

  1. Estar com o layout rodando 100% com todas as mídias sociais do blog ativas, página do facebook, twitter, youtube, feed, tudo. E tudo TEM que estar linkado na sidebar do blog. E não pode esquecer de instalar o GOOGLE ANALYTICS para você poder saber corretamente quantas pessoas entram na sua página e de onde elas estão vindo.
  2. Estrear o blog com um post dizendo o que aconteceu, e desejando boas vindas à todos. 
  3. Fazer 5 BONS posts antes de começar a divulgar.
  4. Realizar 2 sorteios BONS pedindo para se inscreverem como seguidores e divulgar nas mídias sociais.
  5. Ter 500 pessoas no facebook e 500 seguidores no blog.

2ª Semana

  1. Realizar mais 2 sorteios. Um para o facebook e um para seguidores do blog.
  2. Ter 1000 pessoas no facebook e 1000 no blog.

3 e 4ª Semanas

  1. Realizar mais sorteios, e ir variando nas mídias. Um sorteio eu pedia para seguir no twitter, outro para ser fã no facebook, outro para seguir no google friend conect(seguidores do blog).
  2. Ter 3000 pessoas no facebook e 3000 no blog.

Acho que foi só no final do segundo mês que enviei o primeiro email pedindo parceria. Vou explicar mais sobre o por que disso numa outra parte.

No final do primeiro mês eu atingi todas as minhas metas e com glória ainda pois terminei o mês com mais de 6 mil seguidores no blog. O dobro do que eu pretendia. Mas estar avançada nas minhas metas não me desmotivou a divulgar e continuar com sorteios e promoções. Eu nunca estou satisfeita com o meu crescimento e sempre procuro fazer mais todos os dias.

O mais importante aqui é colocar metas REALISTAS e tentar o máximo para atingi-las. Não adianta colocar metas impossíveis ou muito difíceis pois a partir do momento que você não consegue atingi-las você fica frustrado e desanimado.

Outra coisa importante aqui é colocar essas metas em uma folha de papel e deixar ela exposta em algum lugar visível. Assim você vai lembrar sempre e se policiar.

Fazer um blog crescer requer esforço e comprometimento. A partir do momento que você não leva isso a sério e começa a deixar de lado vira um hobbie. O blog só vai dar certo se você colocar na sua mente que aquilo é um trabalho. Que por mais que seja legal e divertido, vão haver dias que você está de saco cheio. Se nesses dias você resolver não postar, ou ignorar todo mundo você não vai crescer.

Você precisa encara-lo com responsabilidade. Tem dias que a gente posta forçada, isso é verdade. Que responde comentários sem estar de bom humor, também é verdade. Mas nesses dias, eu considero o blog como meu trabalho e no nosso trabalho a gente não pode faltar ou deixar de trabalhar por que está chateada. A gente tem que trabalhar ou perde o emprego.

O difícil de trabalhar com blog é que você é seu próprio chefe. Então vai morcegar e enrolar muito mais pois não tem ninguém para te vigiar. Não tem ninguém para te cobrar ou dar bronca se você não atingir suas metas. Por isso eu digo que ser blogueiro exige muita responsabilidade, comprometimento e força de vontade.

Uma das vantagens de investir $ num layout, pagar os prêmios do sorteio é essa: você se compromete de verdade. Você fica com aquilo na mente, que você investiu $ no seu negócio e só depende de você toca-lo para frente. Por isso que eu aconselho que a pessoa coloque $ nisso. Por que torna uma coisa mais séria e na maioria dos casos dá mais resultados.

Em breve, a parte 4. Ou não tão breve assim!

  1. harmonianatureza reblogged this from kahbak
  2. fotosdetmbr reblogged this from kahbak
  3. jeitoinocente reblogged this from kahbak
  4. alessandrorochacursos reblogged this from kahbak
  5. kahbak posted this